Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Normal Lifestyle

Normal Lifestyle

Bebés em Moçambique - Parte 1

Olá a todos! Hoje vou falar da minha experiência com o baby F. até agora em Moçambique.

Já estou há quase 2 meses a viver em Moçambique e ainda não posso dizer muita coisa sobre a experiência de educar um bebé em Moçambique. Mas até agora já vivenciei alguma coisita.

Quando o baby F. chegou a Moçambique parece que o apetite aumentou, dizem que com o calor pode fazer o efeito contrário mas com o baby F. foi assim. Com a comida, a adaptação não houve qualquer problema, aliás às vezes até tinha que esconder a fruta dele. Cá há uma grande oferta de fruta que ele adora, menos a banana que ele ainda não acha grande piada. Podemos comprar fruto no supermercado ou em qualquer esquina na rua encontramos sempre alguém a vender. O que se vê mais são uvas (que ele adora) e bananas. 

O senão deste grande apetite misturado com o calor e diferença de ambiente, foi que o baby F. ficou com diarreia quase uma semana, e a dose de ultralevur que trazia acabou-se. Pânico dos pânicos pensava que aqui não ia conseguir arranjar medicamentos, mas consegui arranjar logo na farmácia do condomínio.  É sempre um alívio saber que cá também conseguimos arranjar os medicamentos mais básicos.

Outra coisa óptima que verifiquei no baby F. foi que desde que está cá bebé imensa água, dantes bebia muito pouca.

Com o calor ele teve uma reacção na pele, com uma borbulhagem nos braços e peito, que felizmente passou ao fim de 15 dias.

IMG_4326.JPG

 

Depois vou actualizando com mais experiencias sobre esta "aventura" de viver com um bebé em Moçambique.

 

 

Cabaz de legumes e frutas

Olá, tenho andado ausente aqui do blog, pois para variar tem andado a acontecer muita coisa ao mesmo tempo na minha vida, desde ter o baby F. doente, o baby F. ter ido pela primeira vez à creche, andar à procura de uma nova empregada e de ter finalmente internet com alguma velocidade em casa.

Agora vamos ao tema de hoje, que é sobre cabazes de legumes e frutas.

Já em Portugal eu era fã desta ideia de receber um cabaz de legumes e frutas todas as semanas em casa por um valor bastante agradável, com uma grande diversidade de produtos e com boa qualidade. O sabor dos produtos são completamente diferentes do que aqueles que compramos nos supermercados e para quem tem baby em casa dá imenso jeito para as sopinhas. ;)

Em Portugal experimentei o Mercado Saloio e gostei logo, nem experimentei outros. No Mercado Saloio o cabaz é composto por 13 produtos diferentes a 13€. Não existe obrigatoriedade de encomendar todas as semanas, o que é bom, fazem entregas na Grande Lisboa em diferentes dias da semana e são super pontuais. 

Para grande surpresa minha, em conversa com uma amiga aqui em Maputo, ela falou-me de um cabaz de legumes e fruta em tudo muito parecido com este conceito do Mercado Saloio. Chama-se Ndiwe e é gerido por um Engenheiro Agrónomo Moçambicano e tem uma particularidade diferente do Mercado Saloio, eles enviam a lista de produtos disponíveis dessa semana e nós escolhemos apenas os produtos e as quantidades que queremos.

 

Aqui vai um exemplo:

Beringela

Salsa

Couve

Folhas de feijão Nhemba (Nhangana)

Folhas de abobora (mboa)

Folhas de batata-doce (Magueguele)

Pimentão

Piripiri

Rúcula

Couve-estaca

Pera-abacate

Tseke verde

Tseke vermelho

Pimento verde

Alho 

Banana manteiga

Batata-doce

Agrião

Portulaca

 

Claro que muita coisa não sabia e nem sei o que era, mas a encomenda correu bastante bem e gostei muito dos produtos que encomendei, bastante frescos e o baby F. também gostou.

IMG_4375.JPG

Fica aqui o contacto de email para quem está em Maputo e estiver interessado em receber semanalmente a lista de produtos ndiwe.iniciativa@gmail.com.

 

Dia 20

Este fim de semana fomos a Nelspruit, em África do Sul, fica a 2h30m de Maputo e é a cidade Sul Africana mais próxima de Maputo e onde muita gente aproveita o fim de semana e vai lá fazer compras. 

Nós não fomos excepção e este fim de semana fomos conhecer, trouxemos o carrinho bem cheio e verificamos que vale bastante a pena ir a Nelspruit fazer compras, além de haver mais variedade as coisas são bastante mais baratas. Por exemplo para quem tem bebés as fraldas da mesma marca ficam a menos de metade do preço. 

Como só fomos um dia, só deu para ir a um shopping e fomos ao Riverside Mall, tem 3 supermercados e uma loja que tem basicamente tudo para bebés que se chama Baby Boom.

Para terminar em beleza comemos um muffin divinal no Mugg and Bean, bem quentinho, gigante e servido como se fosse um scone acompanhado com doce, manteiga e queijo.

IMG_4328.JPG

 

 

 

Dia 16

Já passaram 16 dias e já consegui perder o medo e experimentei conduzir. Para conduzir em Moçambique tive que ter em conta a 3 factores:

  • A condução ser do lado contrario, o que me facilitou foi o facto do carro ter mudanças automáticas :), é bastante mais fácil.
  • Adaptar-me ao carro que é um jipe gigante de 7 lugares, cá os carros são todos assim grandes, o que se vê mais são jipes e pick-up.
  • Ao trânsito e à forma de condução cá de Maputo, e principalmente aos peões que se atravessam quando menos esperamos, conclusão temos que estar com 4 olhos. 

Regra geral o primeiro passeio correu bem, o meu marido estava sempre à espero do momento que ia ficar sem espelhos :D

 

Outra coisa que descobri, foi uma pastelaria com bolos e pães tradicionais portugueses, tão bom mesmo. O ambiente reporta-nos mesmo para Portugal e tudo o que experimentámos estava óptimo, é certamente um local a voltar. O nome da pastelaria é Taverna Doce, existe também restaurantes do mesmo dono mas ainda não fomos lá. O que também vendem nesta pastelaria é pão alentejano, eu adoro pão alentejano e já tinha saudades e o meu marido fez-me a surpresa e comprou. Sabem quanto foi o pão alentejano? Quase 5€ ah e era só 1kG.

 

IMG_4305.JPG

 

Camarão salteado com legumes

Esta receita que hoje vou partilhar com vocês gosto bastante de fazer com alguma regularidade. Muitas vezes substituo o camarão por frango. Adoro frango, por mim comia sempre frango é por isso que depois adapto muitas vezes as receitas para conseguir utilizar o frango, mas desta fez é com camarão.

IMG_4289 (1).JPG

 

Ingredientes:

  • 1 embalagem de miolo de camarão 
  • 1/2 embalagem de legumes/ mistura chinesa congelados (pode ser toda consoante gostem com mais ou menos legumes)
  • 1 ramo de brócolos 
  • 1 cebola 
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • azeite
  • sal e pimenta q.b.

Preparação:

  1. Picar a cebola e cortar os brócolos em pedaços pequenos.
  2. Numa frigideira grande ou wok saltear a cebola em azeite.
  3. Junte depois os legumes e os brócolos.
  4. Tempere com sal e pimenta.
  5. Quando os legumes começarem a ficar macios, colocar o camarão e o molho de soja.
  6. Está concluído quando o camarão ficar rosado.

Acompanhamento: Arroz branco.

Baby F.

O baby F. tem 12 meses e ainda não anda, porque sabe gatinhar muito rápido já há bastante tempo. Não diz muitas palavras mas já se faz entender muito bem. Agora quando quer uma coisa pega na nossa mão e leva-a onde quer, para nós percebermos o que ele pretende. 

Adora brincar, gosta muito de ver o panda e os caricas (acho que já gostou mais) mas agora a grande perdição do F. é os livros. Podia passar o dia inteiro a ver os livros, a grande questão é que tem de ser sempre acompanhado :) Conto-lhe vezes sem conta a mesma história e ele fica radiante. Tudo compensa só para ver a carinha dele de tão feliz. 

Este livro por exemplo é um dos preferidos dele, que lhe foi oferecido quando ele fez o primeiro ano. Tem imagens coloridas e simples, próprio para esta idade, aconselho. 
FullSizeRender (1).jpg

 

E por aí já passaram pelo mesmo? Os livros já fazem parte das brincadeiras dos vossos bebés? Que brincadeiras fazem/ faziam os vossos bebés com esta idade?